segunda-feira, setembro 17, 2007

Inicio da vida militar como - Soldado Pronto

Escola Prática de Transmissões, Porto, Abril de 1999
.
Após o fim da segunda parte da instrução militar (a especialidade) os militares do batalhão de instrução passaram a Prontos (designação dada aos militares que terminam com sucesso a fase de preparação para a vida militar).
.
Ao terminar o periodo de instrução complementar, fui transferido da 2º Companhia de Instrução de Praças (2ºCIP) para a Companhia de Transmissões e Comando (CTC). Onde como militar do Serviço Efectivo Normal (SEN) foi atribuida funções numa shelter (cabine) de transmissões pertencente a companhia e passei a desempenhar funções como barista no Bar de Praças. Durante esses restantes 3 meses do SEN alem do dia a dia normal (companhia e bar) participei no exercício Frontera 99 em Beja.
.
Frontera 99 foi um exercício militar entre tropas Portuguesas e Espanholas baseado num confronto entre os portugueses e os espanhóis, correu quase tudo bem excepto algumas coisas mas algo que ainda não deve ser divulgado, talvez mais tarde. Neste exercício participaram cerca de 500 a 600 militares de ambas as forças, algumas dezenas de viaturas tácticas (jipes, viaturas pesadas, entre outras). Um promenor fazer uma viagem Porto / Beja em coluna militar são 9 horas f*d*d*s e isto pela auto-estrada. Seja como for isto era na altura em que ainda a tropa ainda era tropa e ainda existia um ORGULHO em usar a camisola.
Adriano.

Sem comentários: